FAQ

Perguntas Frequentes


Com mais de 300 casamentos fotografados desde 2007, aprendemos muito sobre tudo o que envolve esse dia tão especial.

Compilamos aqui algumas perguntas frequentes que recebemos de noivas, noivos, mães, assessores, videomakers, fotógrafos, curiosos e por que não, fotógrafos disfarçados de noivas. :)

Separamos as perguntas por temas, para facilitar a pesquisa. E se você quiser perguntar qualquer outra coisa, é só escrever para info@vinibrandini.com.br que responderemos com o maior prazer.

Atualizaremos essa página conforme recebermos mais perguntas frequentes/importantes. :)


sobre o nosso trabalho e atendimento

1 – Vocês trabalham com vídeo de casamento?

Não, nós somos fotógrafos e não videomakers. Acreditamos na especialização. Se nos concentrarmos em fazer bem o que sabemos fazer, teremos um resultado melhor do que se dividirmos nossas energias com outros trabalhos. Acreditamos que o casamento é um momento único e especial, que merece um registro à altura. Indicamos parceiros especializados em video, que pensam e trabalham como nós.

2 – Qual é o estilo do trabalho de vocês?

A ideia que permeia todo o nosso trabalho é documentar a história do dia do casamento. Se nós pudéssemos resumir o nosso estilo em apenas uma frase, seria: espontâneo mesclado com retratos. 90% espontâneo (tem gente que chama de fotojornalismo ou documental) + 10% retratos dirigidos (noiva pronta antes da cerimônia, noivos sozinhos após a cerimônia, pais e padrinhos etc). Claro que tudo é personalizável. Então se você não quiser fazer nenhuma foto dirigida, a gente respeita e não faz. Nos preocupamos em registrar todo o dia do casamento: desde os noivos se preparando até o fim da festa. Sempre fotografamos os detalhes, a decoração e tudo que envolve esses momentos tão especiais.

3 – Se eu contratar vocês, quem fotografará o meu casamento?

O Vini! A Pixu! O Iury! Olha o nosso time aqui. Nós também contamos com outros fotógrafos de confiança que eventualmente compõe a nossa equipe, de acordo com a necessidade do casamento. Trabalhamos com apenas um casamento por data. O Vini esteve presente em todos, até hoje e não pretende quebrar essa sequência. :)

4 – Eu gostei muito do trabalho de vocês, mas o meu casamento será  em outra cidade, distante de São Paulo. Vocês fotografam em __________(escreva aqui o nome da sua cidade)?

Sim! Fotografamos em todo Brasil e no exterior. Viajar não é um problema! Aliás, conhecer novos lugares é algo que amamos. Nos últimos anos, nós fotografamos muitos casamentos fora de São Paulo. Clicamos vários casórios no  RJ, ES, MG, BA e até mesmo na Itália. Outros tantos no litoral e interior de SP. Fotografamos ensaios em NY e no Texas. Ou seja, rodamos muito por aí e não pretendemos parar.

5 – Eu gostei muito do trabalho de vocês, mas a distância impede uma reunião presencial. Como podemos nos falar?

Em tempos de internet banda larga, distância não é problema. Atendemos muitos casais por Skype, Facetime, telefone e e-mail. Podemos combinar tudo online. Até mesmo o contrato é feito e assinado por e-mail. É super simples e prático. Devido à correria, temos fechado contratos por Skype até mesmo com casais que estão próximos à nós, em São Paulo. Vale lembrar que adoramos quando conseguimos atender pessoalmente os nossos casais.

6 – Eu gostaria que vocês me enviassem um orçamento para a cobertura do meu casamento, no dia X, com 01 fotógrafo. Não há necessidade da cobertura dos making ofs.

Nós sempre trabalhamos em no mínimo 02 fotógrafos. Mesmo em mini weddings. Acreditamos que a redundância/backup é algo fundamental para garantir que o casamento seja bem documentado. Se um fotógrafo passar mal, o outro estará lá para substituí-lo. Além disso, trabalhar em no mínimo dois fotógrafos, garante uma maior riqueza no material final, com uma maior diversidade de ângulos, captura de ação e reação (um fotografa a noiva entrando e o outro o noivo olhando). Podemos listar uma dezena de vantagens para convencê-los que dois é o mínimo necessário. Sobre a cobertura dos making ofs, se a nossa ideia básica é documentar a história do dia do casamento, essa história começa com os noivos se preparando, certo? Fazemos questão de fotografar os making ofs. :)


sobre o planejamento do casamento

O resultado do nosso trabalho está diretamente ligado ao sucesso do evento. Um casamento bem planejado e executado é muito mais fácil de fotografar, pois podemos explorar ao máximo todo o potencial dos lugares, da luz e dos noivos que estarão felizes e despreocupados. Claro que estamos acostumados à lidar com imprevistos e com improvisação. Mas sem problemas e sem correria, tudo conspira à favor. Um assessor/cerimonialista é fundamental para que tudo corra bem no dia. Podemos indicar ótimos parceiros caso ainda não tenham contrato um profissional especializado no planjemento e execução do evento. :)

7 – Adorei o casamento que vocês fotografaram na fazenda X ou na praia Y, com aquela luz natural linda na cerimônia. Qual é o melhor horário para que a minha cerimônia tenha uma luz naquele estilo?

Essa é uma clássica pergunta de 99% dos noivos que planejam se casar ao ar livre. Resumindo a resposta, eu recomendo que marquem a a cerimônia para 2h30 a 2h antes do horário do pôr do sol, dependendo da duração da cerimônia e do nível de “atrasabilidade” das pessoas importantes, como os pais e padrinhos por exemplo. Nem sempre é a noiva que atrasa. Já vi padre se perder no caminho da cerimônia, padrinhos e madrinhas atrasados (isso acontece mais do que vocês podem imaginar), noivo atrasado, decoração atrasada, enfim, o casamento não depende só da noiva. E um atraso considerável numa cerimômia marcada para o fim da tarde pode significar uma cerimônia à noite, com um resultado nas fotos e video totalmente diferente do planejado pelos noivos. Esse post do blog Lápis de Noiva fala um pouco disso e de outras dicas super bacanas.

8 – Vini, gostamos muito das cerimônias com luz do dia, mas vamos fazer tudo à noite mesmo para a festa ser mais animada e acabar mais tarde, ok?

Eu não mando no horário da cerimônia de ninguém. Mas não posso deixar de falar que existe um mito de que festa de dia é desanimada e mais curta. Mentira! A sua festa não terá uma duração maior ou menor se for mais tarde ou mais cedo. A duração será a mesma especificada no contrato do buffet e/ou espaço. E quem faz a festa ser animada são os noivos, o DJ/banda, os convidados e a bebida. Já fizemos vários casamentos diurnos que foram suuuuper animados e outros tantos noturnos meio parados. Tenho fotos para provar! :)

9 – Vini, temos 200 padrinhos e nos casaremos numa capelinha pequena (ou num espaço um pouco apertado). Isso influencia em algo para você? Aliás, planejamos uma cerimônia rápida. E não queremos perder muito tempo com fotos protocolares. Se possível, queremos uma foto só com todos os padrinhos na mesa de doces, que é no cantinho apertado do espaço da festa.

Sim, a quantidade de padrinhos influencia em tudo no seu casamento! Quanto mais padrinhos vocês tiverem, maiores são as chances de:

Enfim, não somos nós que escolheremos/limitaremos a quantidade de padrinhos de vocês, mas pensem no que falamos acima, é super importante. :)

10 – Vini, escolhemos nos casar numa igreja em que o padre não deixa os fotógrafos subirem no altar para fotografar. Vocês dão um jeito na hora, né?

Sim, daremos um jeito de fotografar de lado, ué. Por favor não nos cobrem fotos de vocês de frente e tão pouco um ângulo diferente do corredor e dos cantos da igreja, que são os únicos lugares em que poderemos fotografar. Aliás, tem tanta igreja bonita em que a gente pode fotografar de todos os ângulos. Fica a dica.

11 – Vini, não contratamos assessoria/cerimonial. Você pode nos ajudar a organizar o andamento no dia? Pode arrumar o meu vestido na cerimônia, carregar o meu batom e organizar todos os padrinhos para as fotos?

Nós sempre ajudamos em tudo que podemos e o que está ao nosso alcance, mas o nosso foco é fotografar o que está acontecendo. Deixar de contratar alguém para organizar tudo é sinônimo de dor de cabeça. Essa economia não compensa, eu garanto.

12 – Estamos sem grana, por isso não vamos contratar um gerador. Contratar para não usar é jogar dinheiro fora, né?

Vamos rezar para não acabar a luz. E se acabar, todo mundo ascente a lanterna do celular. :)

13 – Estamos pensando em contratar a equipe de video X, que trabalha com 20 cinegrasfistas, 5 gruas, 3 drones gigantes para a cerimônia e luzes de faróis de avião para cegar iluminar os noivos. Tem algum problema?

Claro que tem. O nosso estilo é o documental/espontâneo. Se tivermos 20 cinegrafistas causando na cerimônia, eles estarão lá, registrados nas suas fotos. Temos ótimos parceiros para indicar, com quem trabalhamos em sintonia. Geralmente não temos problemas em trabalhar com fornecedores que não conhecemos (afinal, tem que ter uma primeira vez). Seria ótimo se vocês contratassem alguma empresa de video que trabalhe com discrição e que valorize a luz ambiente, assim como nós.

14 – O nosso budget é curto, por isso contrataremos uma empresa de video Y, que cobrou R$ 100 pelo video. Sabemos que não será um video top, mas pelo menos teremos o registro. Tem algum problema?

Sim. Nada contra o forncedor que cobra pouco. Mas pela nossa experiência, esse fornecedor provavelmente usará um equipamento muito ruim, que necessitará de muita luz. Então ele ascenderá uma luz extremamente forte para conseguir filmar. Isso destruirá as suas fotos. Ou ainda, ele pagará uma mixaria para o vizinho dele, que trabalha com outra coisa, ir lá filmar. E esse “freelancer” não tem muita experiência. E por isso, vai atrapalhar todo mundo. :/

15 – Não teremos video, mas o meu primo irá filmar, ok?

Ok, mas por favor, peça para ele ficar bem de longe. Lembre-o que ele não precisa garantir tudo no video e que a preferência é dos fotógrafos. Já fotografamos inúmeros casamentos com amigos/primos/tios e até mesmo outros fornecedores fotografando e filmando. E essas pessoas as vezes até ficam num cantinho, sem atrapalhar muito. Mas em alguns momentos se empolgam. E entram nas nossas fotos bem na hora do primeiro beijo ou da troca das alianças. É triste! E quem perde são os noivos. Aconteceu pelo menos 5 vezes nesse ano.

16 – Vini, meu amigo também é fotógrafo profissional e irá fazer algumas fotos, tudo bem?

Tá. Mas eu garanto que ele vai se esforçar ao máximo para conseguir boas fotos, já que ele é profissional. E esse “esforço” dele pode significar entrar na nossa frente ou no nosso quadro sem querer. Pense bem antes de autorizar. Eu mesmo, quando sou convidado para casamentos, não levo minha câmera grande. Vou lá para curtir e faço umas fotos com o celular ou com minha câmera compacta para brincar.


sobre a entrega das fotos e do álbum

17 – Em quanto tempo vocês entregarão minhas fotos?

Os nossos prazos descritos no contrato são: 30 dias para entrega de uma prévia das fotos; 60 dias para entrega de todas as fotos em alta resolução; 30 dias após a seleção das fotos para a entrega do layout e 45 dias após a aprovação do layout para entrega do álbum.

18 – Não gostei do meu cabelo (ou do vestido ou da maquiagem ou __________escreva algo aqui). Você passa photoshop para arrumar?

Sim e não. Photosphop não é um creme! rsrs Todas as fotos serão tratadas. Entende-se por tratamento: correções de: cores, brilho/contraste, corte e nitidez. Eventualmente fazemos pequenos tratamentos localizados para remoção de espinhas, pequenas imperfeições, sujeira etc. Mas não garantimos que será possível fazer manipulações complexas nas imagens. Não conte com isso, por favor. Em caso de alguma necessidade extrema, podemos indicar algum empresa especilizada em manipulações, mas garanto que o valor será bem alto, infelizmente.

19 – Vini, posso colocar umas fotos como fundo no álbum? Achei muito branco.

Não. Eu não vou estragar o seu álbum, me desculpe. O branco valoriza as imagens. Basta ver livros de arte e de fotografia para entender o que eu estou falando. :)

20 – Escolhemos 300 fotos para o álbum, ok?

Ok, se vocês quiserem manter todas essas fotos, nós faremos 2 ou 3 volumes, pois é muita coisa. Um volume comporta no máximo 120 fotos. Sugiro fazer um volume à parte resumido, com umas 80 a 100 imagens para mostrar para os amigos e famílias, pois só vocês terão paciência para ver 300 fotos…


sobre o nosso equipamento e técnicas – especial para geeks e fotógrafos :D

21 – Qual equipamento vocês usam?

Atualmente câmeras Nikon D750 e objetivas fixas Nikon e Sigma. Boa parte do nosso portfolio foi capturado com equipamentos Canon (5D mark III, mark II e 6D).

22 – Vocês usam flash?

Sim! Evitamos usar nos making ofs e cerimônias, mas se for necessário para conseguirmos um resultado satisfatório, usaremos. Em 2015 usamos em somente 1 cerimônia. Em locais muito escuros, preferimos usar leds fixados em tripés, discretos, num cantinho que não atrapalhe ninguém. Sempre valorizamos ao máximo a luz disponível no ambiente.

23 – Vocês fotografam em qual formato?

RAW (.NEF) no cartão principal e JPEG num segundo cartão, como backup instântaneo do que estamos clicando. Todas as nossas câmeras possuem dois slots para cartões.


outras perguntas frequentes

24 – Gostaria de trabalhar com vocês. Vocês precisam de um ____________ (fotógrafo/diagramador/assistente/secretário/estagiário….)

Não precisamos no momento. Mas nos envie o seu portfolio/curriculo para info@vinibrandini.com.br para entrarmos em contato caso a gente precise.

25 – Vocês ministram cursos?

Sim, por favor veja mais informações clicando aqui.

26 – Tenho as fotos do meu casamento e gostaria de fazer um álbum com elas. Vocês fazem?

Não. Fazemos apenas os álbuns de nossos clientes. Podemos indicar empresas especializadas em diagramação e encadernação.

27 – Além de fotografar casamentos nos fins de semana, o que mais vocês fazem? Vocês trabalham durante a semana?

Ahahahaha. A gente dorme a semana inteira e fotografa aos sábados. Os nossos computadores foram programados por extraterrestres para trabalharem sozinhos na pós-produção: backup, seleção e tratamento de imagens, além dos layouts dos álbuns. Os próprios ETs respondem os e-mails, postam no blog e fazem reuniões com noivos e fornecedores. :D

Mais dúvidas?

Escreva para info@vinibrandini.com.br

 

copyright 2017 – Vini Brandini Fotografia | Fotografo casamento São Paulo – SP

Copyright Vini Brandini. Fotógrafo Casamento SP

Fotografia de casamentos em São Paulo e todo Brasil